SEO é valorizado como grande tendência

SEO é valorizado como grande tendência

Você sabia que o SEO é valorizado como grande tendência para os projetos digitais das empresas? Se não implementou ainda é tempo de passar os concorrentes.

Antes de falar que o SEO é valorizado como grande tendência, preciso falar sobre o crescimento do Marketing Digital nos últimos anos.

Várias empresas, senão todas, estão se aplicando em conhecer mais do marketing digital e suas técnicas.

Muitos empresários tiveram que deixar de lado a aplicação de seus recursos financeiros no marketing antigo para iniciarem no marketing digital.

Essa migração de ideias e conceitos vem de encontro com a total mudança de comportamento dos novos clientes.

Eles estão passando mais tempo na internet, pesquisando mais sobre os produtos e serviços, comparando preços e atendimento, e essa tendência no uso só tende a aumentar.

Resolvi falar do SEO para empresas e profissionais liberais, devido a sua importância como estratégia de marketing digital.

Espero que você goste dessa abordagem, e aproveite para conhecer mais sobre essa maravilhosa técnica que pode lhe trazer resultados positivos ao longo do tempo

 

Há algum tempo, falar que SEO seria uma tendência para as empresas, estaríamos falando “grego”, devido a falta de conhecimento das estratégias nos negócios.

A cada ano, ou até mesmo a cada mês que passa, novas tecnologias e estratégias são compartilhadas e testadas por muitos profissionais.

E isso acontece pois cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para chegar até as empresas que se comunicam de forma efetiva neste ambiente virtual.

Afinal, apenas depois de muita pesquisa e conhecimento adquirido, é que as pessoas tomam a decisão de realizar uma compra.

É claro que compras pontuais e até mesmo impulsivas ainda existem.

Mas mesmo estas podem estar sendo influenciadas por conteúdos de qualidade que foram apresentados ao cliente há muito tempo.

Nesse sentido, temos o SEO como grande tendência no marketing digital.

Afinal, mesmo sendo uma prática já bastante difundida, o SEO marketing é algo essencial para qualquer estratégia e que tem muito espaço para inovação.

As técnicas de SEO estão se aprimorando a cada nova atualização do Google e toda empresa deve estar atenta ao acompanhamento ideal do seu site.

E por isso, as formas de trabalhar a Otimização de Sites para Ferramentas de Buscas (SEO) segue dinâmica e com grande potencial de crescimento em 2020.

 

busca-organica-google

Como funciona a busca orgânica nos buscadores?

Quando um site é mostrado no Google ou outros buscadores, sem que nenhum impulsionamento de anúncios tenha sido feito, consideramos que este é um resultado orgânico.

E para que um site seja encontrado nas primeiras posições destes resultados, é essencial que o site tenha dois aspectos principais:

  1. Esteja completamente otimizado para isso.
  2. Os conteúdos das páginas do site e do blog devem estar prontos para ser lidos pelos robôs de busca.

Por isso, que o SEO é uma grande tendência no marketing digital entende!

Afinal, é através das estratégias pensadas dentro do SEO no website, que as empresas conseguem se destacar, aparecer para seus potenciais clientes e vender cada vez mais seus produtos e serviços.

 

SEO como grande tendência no marketing digital

Considerando tudo isso, podemos entender as razões de o SEO marketing sempre ganhar destaque nas tendências e inovações.

E a situação é exatamente essa quando falamos em tendências para 2020.

Como o SEO e a busca orgânica envolvem diversos pontos bem específicos, o espaço para crescimento e desenvolvimento de novas tendências é bastante grande.

Por isso, ainda que outras tendências existam no marketing digital, o SEO na prática se destaca e deve ser alvo de estudos e dedicação das equipes de marketing.

Como resultado de ter pessoas trabalhando para melhorar os resultados orgânicos do site de uma empresa, há também corte de custos de diversas fontes.

Pois os clientes passam a receber respostas às suas perguntas da empresa em questão.

E dessa forma não será necessário tanto investimento em anúncios para chegar até os futuros clientes.

E além de tudo isso, estes usuários que chegam até as empresas de forma orgânica são muito mais qualificados que os visitantes de anúncios.

Explico!

Quando um visitante procura na internet um termo especifico, que ele tenha interesse, e o google lhe mostra o seu site, as suas páginas, logicamente ele já tem interesse pelo assunto.

Pode até ser que os números de resultados orgânicos sejam menores, mas com um trabalho de SEO da empresa bem feito e pensado estratégicamente, a tendência é que a conversão em vendas cresça bastante também.

 

 

inovação-constante

SEO marketing – a inovação deve ser constante

Considerando todos os pontos apresentados, é possível entender que o SEO para site é uma grande tendência para o marketing digital.

Assim, é necessário se manter atento às novidades, e inovar processos e formas de trabalho constantemente.

Portanto, sempre estar atento às tendências faz toda a diferença neste mundo do marketing digital, que está sempre evoluindo e se reinventando.

É praticamente impossível acompanhar todas as inovações diariamente, contudo as mais importantes e impactantes no seu negócio, essas merecem atenção.

As pessoas têm mudado a sua forma de buscar por produtos e serviços, e devido a isso várias empresas como o Google por exemplo, desenvolvem estudos para medir essas mudanças e particularidades.

Quem não se atentar as constantes atualizações de comportamento das pessoas, deixarão para traz alguns potenciais clientes.

As pequenas empresas começaram a se interessar pelo meio digital, devido a facilidade de entrarem no mercado e poder concorrer em seus segmentos.

Muitas delas já estão utilizando o SEO como ferramenta estratégica para seus negócios.

E essa é a melhor forma de competir com seus concorrentes, mesmo que eles sejam maiores que você.

 

 

SEO para pequenas empresas

Você sabia que o SEO para pequenas empresas tem crescido à números bem interessantes?

Isso demonstra que o pequeno empresário achou a oportunidade nesse mercado digital, de abrir frentes de trabalho que até então desconhecia.

Atendi recentemente um cliente, considerado pequeno para muitas agências digitais, e sua primeira pergunta em nossa reunião foi: “como fazer o SEO do meu site?”

A competência técnica e digital das pequenas empresas está crescendo cada vez mais rapidamente nos últimos anos, e isso contribui para aumentar a concorrência até on-line, o que pode dificultar a sua entrada no mercado.

Para muitas pequenas e médias empresas, a classificação ou o posicionamento nos mecanismos de pesquisa se torna um dos parâmetros fundamentais para o posicionamento on-line com sucesso e isso significa, acima de tudo, o uso das técnicas de SEO corretas.

Contudo, sempre alerto a respeito de posicionamento nas pesquisas, para que não se torne uma métrica de vaidade.

O que precisamos buscar é conversão, ou seja, realizar vendas!

E não apenas estar nas primeiras posições sem resultado algum.

Toda empresa deve buscar um planejamento em marketing digital, com a finalidade de aumentar suas vendas e suas conversões.

É claro que, dentro da inteligência de SEO, buscamos estar sempre na 1º página do Google, para que aumente as visitas do nosso website e nossa presença na internet.

Com estratégias certas de SEO para pequenas empresas, mesmo as menores empresas poderão começar a dar os primeiros passos para se posicionar nos mecanismos de busca…

… superando as dificuldades que o uso das ferramentas do Google geralmente apresenta para iniciantes.

 

SEO para pequenas empresas: em quais áreas focar a atenção?

Ao planejar uma estratégia de SEO da empresa, a parte mais difícil é representada pela sucessão de ações a serem realizadas.

Estabelecer um plano de ação, um fluxo de trabalho, pode ser muito útil.

 

Otimize o site para pesquisa orgânica

Para se realizar uma consultoria de SEO necessariamente você terá que ter um site, de preferência atualizado, responsivo.

Otimização de SEO num site, demanda diversas praticas a serem desenvolvidas, entre elas é preciso ter atenção especial aos links internos para criar uma estrutura bem organizada…

… na qual os robôs do Google poderão encontrar informações das suas páginas e do seu segmento facilmente, retornando um sinal positivo ao mecanismo para fins de posicionamento.

Ao mesmo tempo, também beneficiará a experiência do usuário, pois criará um caminho relevante e fácil de seguir, além de fazê-lo permanecer mais tempo no seu site.

Quando for criar um site, procure conversar sobre a sua arquitetura com a sua agência de marketing digital, para que isso esteja previsto.

Se está precisando criar um site ou mesmo renovar o que você já possui, entre em contato conosco através do formulário.

Link para o Formulário de Contato

Atualmente os custos de desenvolvimento de um site reduziu muito, pois existem diversas plataformas de criação.

 

Leia o artigo sobre: Criação de Sites

 

 

backlinks-e-sua-importancia

Construindo a imagem graças ao Backlink

Preciso esclarecer que quando uma empresa resolve investir em estratégias de SEO para site, quanto maior for o investimento, maior será o retorno.

Para desenvolver uma estratégia de SEO de verdade no seu site, você irá precisar de excelentes conteúdos e backlinks.

Uma empresa que acabou de entrar no mercado deve poder contar com a contribuição combinada de backlinks, relações públicas e sinais sociais.

A importância das relações públicas digitais deve levar em conta que mais de 80% dos consumidores consideram o boca-a-boca como uma ferramenta de promoção eficaz.

Portanto, convencer os líderes de opinião a promover uma atividade pode ser uma estratégia vencedora.

Quanto à criação de links, é importante saber que para o Google os links são sinais de boa reputação.

Explicando um pouco sobre backlinks, é quando alguns sites apontam para o seu site ou uma página especifica, significa que esse recurso é considerado valioso pela comunidade…

… então a SERP (termo em inglês que significa “Search Engine Results Page”, que em português significa “Página de Resultados”) refletirá essa apreciação, dando à página uma visibilidade proporcional aos sinais positivos recebidos.

Estou expondo essa estratégia de backlinks, apenas para que você, empreendedor ou profissional autônomo, esteja familiarizado com o termo.

Essa estratégia é importante, mas requer cuidados ao se implementar no seu site.

Procure conversar com a sua agência de marketing digital, caso você se interesse em saber mais pelo assunto.

É importante que você saiba que, fazer um SEO básico, qualquer sobrinho bem-intencionado pode fazer, mas se quiser um trabalho sério realizado por um profissional de SEO, o investimento valerá pelo resultado que irá obter.

Devido à essas ponderações, cada vez mais entendemos por que o SEO é valorizado como grande tendência para 2020.

 

A duplicação de conteúdo e o nível de conteúdo HTTPS

Talvez essa chamada tenha sido muito técnica para você empresário, mas vou explicar abaixo.

A produção de conteúdo relevante, útil e original é essencial para a aplicação de estratégias de SEO para pequenas empresas.

Para muitos empresários, ter um site institucional da empresa ou do seu serviço, já é o bastante.

A Opendig sempre alerta seus clientes sobre a necessidade de ao menos criar um Blog.

Fazer SEO para Blog é tão importante quanto cuidar das páginas do site.

Através do Blog, a empresa poderá falar mais sobre seus produtos e serviços, além de ajudar a posicionar mais palavras-chaves no projeto do seu site, e consequentemente trazer mais visitantes a ele.

Não se preocupe com o conteúdo, A Opendig pode lhe ajudar com a nossa equipe de redatores.

Um erro muito frequente – especialmente no comércio eletrônico – que tem um forte impacto no posicionamento de uma página nos resultados dos mecanismos de pesquisa é a cópia de conteúdo, pois o Google, inclusive, penaliza os casos de plágio.

Nesse caso, deve-se usar de criatividade para poder falar do seu produto sem cair na mesmice da cópia.

Atenção também à correta implementação do “protocolo HTTPS”, usado por um número cada vez maior de empresas e altamente recomendado pelo Google.

Esse protocolo trata de segurança para quem está navegando na internet.

Não haverá mais nenhum website que possa trabalhar sem o uso do “https” – e será considerado pelo Google.

Resumidamente, quando um lead entra no teu site e observa a mensagem de: “Not Secure” – ou seja, ele tem a informação que não é seguro navegar no seu site, ele pode sair devido à falta de segurança.

Se o seu site ainda está sem esse protocolo, procure falar rapidamente com o seu desenvolvedor.

Outro fator determinante para o sucesso do seu site é o mesmo estar responsivo para os dispositivos moveis.

A otimização do conteúdo para dispositivos móveis está cada vez mais importante, uma vez que dados confirmam que as visualizações dos dispositivos móveis estão crescendo constantemente e já superaram os do desktop.

Se o seu site não é responsivo, ou seja, não está apto para ser lido em dispositivos móveis, infelizmente você está ficando para trás.

Certamente o Google não está mostrando o seu site para o público móvel, além de prejudicar nas estratégias de SEO para pequenas empresas.

Creio que tenha ficado claro ao ler esse artigo, todas as variáveis que devemos observar sobre o SEO como grande tendência para 2020.

Existem outras considerações, continue sua leitura se está gostando desse conteúdo.

 

 

social-media-marketing

Redes sociais

As redes sociais são um importante canal de comunicação para as empresas.

É através delas que a empresa pode ser descoberta por muitos usuários.

Através de páginas no Facebook, perfil no Instagram, no Linkedin entre outras.

Analise qual delas usar para o seu segmento, pois de nada adianta você querer engajar um público que não está interessado no seu produto ou serviço.

Além de demandar um tempo para poder trabalhar todas as redes sociais no seu projeto.

Assim, foque em fazer um bom trabalho apenas em uma delas, e depois de conquistar seu público, poderá avançar para outras.

Estar nas redes sociais permite que a pequena empresa alcance grandes grupos de pessoas com mensagens personalizadas.

Com base em seus interesses, poderá encontrar novos clientes em potencial através do boca-a-boca: compartilhamentos, republicações, likes.

Além disso, analisando os dados dos usuários da página do facebook, por exemplo, a empresa pode criar um perfil melhor de seus clientes, entender seus gostos e necessidades e planejar suas estratégias de marketing com base neles.

Quero ainda abordar o porquê a sua empresa precisa de um consultoria de SEO, fica comigo!

 

SEO – Porque sua empresa precisa dessas técnicas

Por tudo que já escrevi acima, você deve ter percebido por que o SEO é considerado importante para a sua empresa.

Além de melhorar a visibilidade da sua marca, certamente esse trabalho irá proporcionar um crescimento a longo prazo do seu negócio.

Quando explicamos para um cliente sobre a sua empresa aparecer de forma orgânica para os leads, eles não imaginam que essa fonte de tráfego é relativamente primária para o seu site.

Através desse tráfego orgânico, seu lead poderá entrar num funil de conversão e engajamento, até se tornar um cliente em potencial.

Saber se posicionar perante as buscas do Google, que representa 75% do mercado de pesquisas, é o diferencial que a sua empresa precisa seguir.

Pelo menos uma vez ao dia, alguém na internet está acessando o Google em busca de alguma informação.

Sendo assim, buscar essa confiança e credibilidade do Google a fim de posicionar o seu site nas primeiras páginas, esse trabalho você só irá conseguir através do SEO.

E por que afirmo isso?

Justamente porque o trabalho de SEO é a longo prazo, e o Google gosta de quem produz conteúdo novo constantemente, informando cada vez melhor seus usuários que navegam em seus robôs de pesquisas.

Para se construir essa autoridade, o planejamento do SEO do site deverá trabalhar ao longo do tempo.

Seja trabalhando o “Seo On Page” ou o “Seo Off Page” – tudo deve ser pensado com inteligência para que o Google nos repasse essa confiança e autoridade no nosso nicho de negócio.

Muito se fala hoje em dia da experiencia do usuário, e as vezes se torna complicado explicar isso para alguns empresários que não conhecem o marketing digital.

Nossos clientes que navegam na internet, estão mais inteligentes e consequentemente mais exigentes.

Esses potenciais clientes sabem o que estão buscando na internet, e se não encontrarem no seu site, eles irão sair em busca de outro.

E Google com toda a sua inteligência, aprendeu a interpretar esse comportamento de saída do site, como se a experiencia do usuário em navegar em suas páginas não foi favorável.

Em resumo, seu potencial cliente não achou o que estava procurando no seu site.

Usando as técnicas de SEO certas, esse usuário poderá ter uma experiencia positiva no seu site, ajudando a mostrar ao Google que seu site é relevante para ele.

O que irá proporcionar ao longo do tempo, que o Google pode confiar no conteúdo do seu site, para entregar mais vezes que for buscado por aquela pesquisa.

 

 

seo-de-forma-continua

Planejamento de SEO de forma contínua

Antigamente o Google realizava atualizações nos seus algoritmos uma vez ao ano, depois duas vezes ao ano.

Devido o crescimento no nível de buscas, atualmente essas atualizações estão sendo mais constantes.

Nós profissionais de SEO, consideramos que existem quase 200 sinais de classificação de ranqueamento do Google.

Devido a isso, nosso trabalho é otimizar cada vez mais o nosso SEO on page, o SEO off page, o SEO técnico, em pró dos nossos clientes, pois nossa busca não é somente trazer mais tráfego ao site, e sim trazer o resultado que os clientes esperam ao nos contratar.

Conheça algumas atualizações do Google de forma instrutiva.

  • Google Bert
  • Google Panda
  • Google Penguim
  • Google Hummimgbird
  • Google Pigeon
  • Google Mobilegeddon
  • Rankbrain do Google
  • Aumento do comprimento do snippet do Gogle
  • Google Mobile – Primeira Indexação
  • Atualização do Google Medic

 

A cada nova atualização do Google, devemos rever nossas táticas de SEO e verificar se suas práticas estão de acordo com elas.

Se implementamos nossas táticas de SEO no site, e devido a um problema de orçamento, sua empresa ter que cancelar o serviço, certamente o seu site não será reavaliado ao longo do tempo.

E devido as atualizações mais constantes do Google, seu site irá atingir um limite, em que estará prejudicado em melhorar suas posições no ranking do Google.

A forma como as pesquisas evolui, basicamente seguindo o que o Google determina, não tem como ficar sem monitorar constantemente essas mudanças e aplicá-las ao seu site.

Se você não fizer as atualizações propostas pelo Google, certamente seus concorrentes o farão e permanecerão na primeira página das buscas.

O profissional de SEO pode lhe ajudar para que isso não aconteça no seu projeto.

Talvez sua preocupação esteja no preço do serviço de SEO.

 

 

seo-custa-caro

Consultoria SEO custa caro?

Tudo irá depender do tamanho do seu projeto.

Mas devemos considerar que a consultoria SEO é relativamente barata se compararmos com os benefícios que irá trazer ao negócio e a lucratividade da sua marca.

Você deve pensar que o projeto de SEO do seu negócio é um investimento e não uma despesa.

Aqui precisamos relembrar que, de alguma forma, sua empresa precisa investir em marketing para poder se mostrar ao público.

E depois de bem implementadas todas as técnicas de SEO, irá te manter nas primeiras colocações nos próximos anos, e como em tudo nos negócios, maior atenção e mais investimento, os resultados tendem a serem melhores também.

Para fechar esse conceito em relação ao preço do SEO, o preço do seu investimento para te manter nas primeiras colocações das buscas e deixar sua marca mais visível…

… vamos considerar uma média de preço que varia entre R$ 2.000,00 mensais, podendo chegar a R$ 15.000,00 ou até mais, dependendo do projeto.

As Empresas, tanto as pequenas como as médias, estão entendendo a importância do SEO em seus projetos.

Cada vez mais em nossas reuniões com clientes, eles querem saber e entender: onde estavam, onde eles estão no contexto atual, e para onde estão indo no seu projeto de SEO e Marketing empresarial.

Saber que o SEO é valorizado como grande tendência, é apenas um dos fatores relativos ao seu planejamento de marketing.

Se você não estiver na primeira página do Google, certamente seu projeto digital está fadado ao fracasso.

 

SEO e a 1º página do Google

Você empresário ou autônomo que vende seus serviços através da internet, entenda a lógica dos mecanismos de busca.

Se você não estiver na 1º página dos buscadores, você não está atraindo ninguém para o seu site, consequentemente sem visitantes, sem cliques, e o pior, sem vendas.

Veja o gráfico do estudo realizado pelo Brian Dean, do Backlinko, em que apurou o CTR de 874.929 páginas e 5.079.491 consultas no Google.

É assustador, mas o principal resultado é que, a primeira posição orgânica nas buscas, apresenta um CTR médio de 31,7%

As três primeiras posições nas buscas orgânicas resultam em 75% dos cliques.

O primeiro lugar nas buscas orgânicas apresenta um resultado de 10x mais cliques do que a 10º posição na primeira página.

 

ctr-ranking-google

 

Verifique o gráfico de quem está na 2º página dos buscadores.

Fica evidente que os usuários não passam da primeira página em suas buscas.

Somente 0,78% dos usuários visitam e clicam em links na 2º página.

Se você não entender essa lógica, ao menos aceite a realidade atual demonstrada nos gráficos.

 

primeiro-resultado-google

 

 

 

Considerações finais

Se você ficou até o final desse artigo, parabéns!

Com certeza você está interessado em vender mais pela internet e busca entender corretamente sobre as corretas técnicas a serem aplicadas no seu negócio digital.

No mundo dos negócios, todas as empresas têm um objetivo comum.

Para se manterem ativas, as empresas precisam vender seus produtos ou serviços.

Se você, empresário ou profissional autônomo, depois de ter lido esse artigo sobre como SEO é valorizado como grande tendência

… quer conhecer uma Consultoria SEO, especializada em resultados, que seja acessível e prática?

Entre em contato com a Opendig, nossos consultores terão imenso prazer em ajudá-lo.

 

Se gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e com amigos empresários.

Isso nos motiva a criar conteúdos explicativos, a fim de esclarecer aos empreendedores sobre a dinâmica de trabalhos desenvolvidos no marketing digital.

Estamos num mundo em evolução, a cada conquista que nosso negócio alcança no meio digital, esse sucesso será usado como base para novos desafios e performance.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.