Marketing Digital para Microempresas

Marketing Digital para Microempresas

O marketing digital para microempresas é algo que não pode faltar no planejamento do empresário! Aparecer para o seu público é o que você precisa!

Muitas empresas de pequeno porte passam por dificuldades em seu período inicial por não saber trabalhar bem o marketing em função do crescimento do negócio.

Há um erro em achar que é necessário investir altos custos financeiros para que um projeto digital seja bem executado e assim traga resultados positivos.

O planejamento digital pode ser realizado mesmo por microempresas, mesmo que o dinheiro seja altamente limitado.

Basta usar as medidas certas para buscar a expansão, para que as microempresas possam agregar o marketing digital em sua rotina e crescer a sua visibilidade.

 

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Seja ativo na internet

Para começar, é primordial o uso das ferramentas digitais.

Seja em blogs, sites ou redes sociais, ser ativo na internet é imprescindível para se colocar ao alcance de potenciais clientes.

Esta estratégia possibilita uma maior visibilidade e alcance dos produtos e da marca de um modo geral.

Utilizar recursos comuns, porém práticos, como criar uma página no Facebook é um processo de grande auxílio e eficiência para marcar presença e ficar visível aos olhos do público-alvo.

 

–>> Leia esse artigo sobre Vantagens da Social Média para Empresas 

 

Por falar nisso, saber a quem a microempresa pretende direcionar as ações é fundamental para que haja o estabelecimento da marca.

Ou seja, você tem que conhecer bem o seu público e criar o conteúdo certo para que eles se atraiam pela sua empresa.

Criar conteúdo e produzir uma linguagem e uma forma de comunicação na qual seja compatível com o perfil do público potencialmente consumidor é um dos primeiros passos a serem seguidos para que haja uma expansão.

É um dos segmentos do marketing digital de maior importância.

 

Fora das redes sociais, outra opção é fazer uso da criação de e-mail marketing.

Precisa-se ter cuidado na imagem e na mensagem que quer transmitir para que assim a probabilidade de despertar a atenção do público seja alta.

Uma dica é fazer e-mails personalizados com o nome da pessoa para haver uma maior proximidade e intimidade com o cliente.

No caso de e-mails deste tipo, evite enviar diversas mensagens para não causar assim uma saturação nem suje a imagem da marca.

Contudo, há quem defenda que “quem não é visto, não é notado” – sendo assim, o que se tem a fazer é testar e medir a eficiência da estratégia.

 

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Estabeleça uma identidade visual

Além disso, nos estágios iniciais do planejamento de um negócio, é bom pensar em um design que seja condizente com o serviço que a empresa presta, algo que dê uma boa e eficiente identidade visual.

É uma ação na qual será preciso o auxílio de um profissional, porém é um investimento que pode trazer um ótimo retorno, desde que bem feito.

Detalhes como cor e formato são muito importantes para atrair a atenção e curiosidade de clientes.

A logo vai dar uma predefinição do que é e representa a marca.

Nos casos de baixo poder de investimento inicial – algo recorrente em microempresas – um recurso que faz parte da estratégia de marketing digital a ser executada é a busca por parcerias.

Desde que a outra empresa não seja uma concorrente direta e sim um complemento aos produtos e serviços apresentados pelo seu negócio, esta relação é benéfica para ambas e para os clientes.

Todos saem ganhando!

Portanto, há diversas medidas que podem ser utilizadas mesmo com limitações financeiras.

Utilizando os recursos certos e de modo eficiente, os resultados serão facilmente visíveis, contribuindo assim para o crescimento do negócio.

 

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Vou falar agora sobre Leads! Você sabe o que são leads?

Sabe da importância de conquistá-los para a sua empresa ou negócio?

Fica comigo que vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre leads.

 

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O que são leads e como qualificá-los para sua empresa?

Imagine seu consumidor ideal, seja uma pessoa ou uma organização.

Se eles demonstrarem algum interesse no seu produto, se tornam leads.

São clientes em potencial que foram atraídos de alguma forma para a sua empresa ou negócio, qualquer que seja ele.

Esse termo se tornou mais popular com o marketing digital, e tem sido muito utilizado para designar oportunidades de negócio.

Para que saiam da possibilidade de negócio, para o consumo concreto, porém, é preciso qualificar esses leads de acordo com o seu objetivo.

Entenda melhor a seguir!

 

–>> Leia nosso artigo sobre como o E-mail Marketing é Importante 

 

O que é a qualificação de leads

O conceito de qualificação de lead basicamente se resume a uma triagem para descobrir quem pode se tornar seu cliente na prática.

É uma parte do processo que ajuda a determinar em quem focar para efetuar a conversão.

E, se possível, estabelecer quem tem mais chances de se tornar um consumidor de longo prazo.

Esse trabalho prévio é fundamental para conseguir definir a melhor estratégia de marketing digital da sua empresa.

Você vai conseguir saber se deve focar no usuário final do seu produto, por exemplo, ou em um parceiro que vá repassar sua mercadoria, ou fazer uma indicaçao.

Saber para onde destinar seus esforços faz muita diferença para o sucesso da empresa.

 

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Quais as melhores técnicas para qualificar as oportunidades para a empresa

Quando você capta seus leads, você consegue informações relevantes sobre eles.

A partir desses dados, existem técnicas e métodos que podem ajudar a definir em quais você deve investir.

Existem certas metodologias que são comprovadamente mais eficazes, confira 4 exemplos:

  • BANT — essa técnica avalia critérios como capacidade orçamentária do lead, se ele vai conseguir pagar por seu produto. Além disso, percebe se quem entrou em contato é alguém com autoridade, necessidade e tempo para fazer esse negócio que você espera.

 

  • CHAMP — neste segundo método, a qualificação começa analisando qual seria o principal desafio separando o possível cliente do seu produto. Depois, observa critérios de autoridade, dinheiro e urgência.

 

  • FAINT — quem utiliza essa técnica segue a lógica de perceber fundos, autoridade, necessidade e tempo, porém foca em descobrir principalmente se há realmente interesse do lead pelo que você oferece;

 

  • MEDDIC — mais complexa, é uma qualificação que passa por critérios de decisão da compra, avaliando também as dores daquele que pode buscar o serviço ou produto.

 

As siglas utilizadas nas metodologias estão relacionadas aos seus principais critérios, em inglês.

São apenas exemplos de que não basta atrair a atenção de um consumidor em potencial.

É essencial saber se o seu empenho em conseguir essa atenção vai valer a pena ou não.

 

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Por que é importante investir em qualificação do lead?

Imagine que sua indústria produz uma peça de carro.

Agora pense que um motorista baixou seu ebook e demonstrou interesse nesse produto.

Ao mesmo tempo, porém, uma montadora se cadastrou para receber a newsletter da sua empresa.

Qual dos dois pode ter mais potencial de se tornar um cliente a longo prazo?

Embora muito dessa decisão de qualificação possa ser intuitiva, a verdade é que nem sempre as respostas serão tão óbvias.

É importante investir em técnicas e metodologia que possam otimizar o processo e trazer mais vendas concretas para o seu negócio.

No planejamento do marketing digital da sua empresa, a etapa de você saber qualificar um potencial lead é fundamental.

Com esse conhecimento você irá aproveitar melhor as oportunidades de negócio para a sua empresa ou serviço!

 

O marketing digital é uma área fundamental para o desenvolvimento da sua marca.

Trabalhá-lo bem traz diversos benefícios.

Várias são as etapas do projeto digital da sua empresa, essa questão do reconhecimento do lead é de extrema importância.

Nosso foco é trazer informação relevante para o amadurecimento dos empresários e prestadores de serviço.

Queremos colocar em prática essas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas em microempresas, e ver a sua empresa crescer!

 

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Essa ação irá nos ajudar a trazer outros conteúdos relevantes para o seu conhecimento, e para uso geral de empreendedores que precisam de um projeto de marketing digital para sua empresa.

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