Você sabia que é possível ser muito efetivo em suas campanhas de publicidade através do email marketing?
São tantas as possibilidades do uso do marketing digital a disposição das pequenas empresas, que você pode me perguntar: qual a importância do marketing por e-mail?
Como vários outros assuntos na internet tomam proporções sem fundamento, já ousaram dizer que “o email marketing está morto”.
Nesse sentido, será que existe futuro para o email marketing para pequenas empresas?
Resposta curta: SIM!
Vamos ver nesse artigo a importância que o email marketing pode ter para sua empresa, como uma estratégia eficiente de manter uma comunicação fuida com seus clientes ou leads.
O email marketing é importante e ainda é uma das maneiras mais eficazes de alcançar e envolver seu público alvo.
Estamos tão certos sobre isso, que recomendamos que todas as empresas desenvolvam um plano para implementá-lo o mais rápido possível, caso ainda não fizeram.
O marketing por email para pequenas empresas é uma ótima maneira de alcançar e construir relacionamentos com seus clientes e leads.
Pare por um minuto e analise.
Você conhece alguma pessoa que não possua um email?
Atualmente é bem difícil não!
Segundo o e-marketer , 80% dos profissionais de varejo de pequenas e médias empresas, afirmam que o email marketing é a melhor estratégia de marketing para levar a aquisição e retenção de clientes.
Portanto, se você quiser aproveitar as oportunidades que o marketing por email pode oferecer para sua empresa, precisa se concentrar nas estratégias que conduz as vendas.
Desenvolvendo uma estratégia de marketing por e-mail
Seja você uma pequena empresa ou não, antes de iniciar o envio de e-mails para seus leads e clientes, você precisa ter uma estratégia de marketing por e-mail definindo os tipos de conteúdo que deseja divulgar.
Devido o email marketing ser importante para as empresas, você deve ser zeloso com essa recomendação.
Isso vai garantir por si só, que suas mensagens de e-mail sejam organizadas e tenham um propósito.
Boletins e campanhas de e-mail são dois formatos que consideramos importantes no marketing por e-mail que você deve incluir em sua estratégia.
Boletins por e-mail
É um tipo bastante popular de emails de marketing para pequenas empresas.
Essa é uma ótima maneira de manter contato regularmente com seus assinantes de e-mail, além de deixá-lo visível com a sua audiência.
Esse tipo de comunicação constante desempenhará um papel indispensável para ajudar sua pequena empresa a aumentar o reconhecimento da sua marca.
Algumas pessoas criticam por receberem e-mails demais, contudo você não deve se preocupar com isso.
Somos da opinião que:
Quem não é visto não é lembrado!
E se você tiver cuidado com a escolha do seu conteúdo, certamente a sua audiência e seus clientes irão abrir os e-mails e irão se engajarem com você.
Email Marketing – Campanhas
Este é outro tipo bem comum e importante para a sua estratégia de email marketing, pois trata-se de uma mensagem de e-mail automática, que é enviada através de uma programação.
Esse tipo de mensagem pode ser atuante quando o assinante executa uma determinada ação, como baixar um e-book ou tentar abandonar o carrinho depois de visitar seu site.
Ela também é chamada como uma campanha de gotejamento, devido a vários e-mails que seus leads irão receber, conforme suas ações, tipo:
- E-mail de boas-vindas;
- Conteúdo recomendado;
- Abandono de carrinho, entre outros.
O que é uma campanha de marketing por e-mail?
Uma campanha de marketing por e-mail é aquela em que uma empresa envia emails para um ou mais clientes ou possíveis clientes.
Uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida fará com que os destinatários tomem ações, se envolvam com seus negócios e ajudem você a obter mais leads e vendas.
Uma das grandes vantagens do email marketing é que as pessoas ainda usam o email amplamente, por isso que o email marketing é importante.
De fato, pesquisas revelam que 90% dos adultos e 74% dos adolescentes ainda usam o e-mail regularmente.
Isso torna o email marketing a ferramenta perfeita para criar relacionamentos com os clientes, ajudando a empresa a gerar leads, se relacionar com eles, apresentar conteúdos relevantes, apresentar produtos e gerar vendas.
Mas antes de executar uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida, nós realizamos alguns trabalhos de preparação.
Nossos serviços envolvem:
Conhecimento profundo dos objetivos da sua empresa
Todo bom marketing começa com o estabelecimento de metas, e o email marketing não é diferente.
Para executar uma campanha de marketing de e-mail bem-sucedida, pense no que você deseja alcançar. Os objetivos típicos de uma campanha de marketing por e-mail incluem:
- Boas-vindas a novos assinantes e informando-os sobre seus negócios e valores, para que você comece a construir um relacionamento com eles.
- Aumento do envolvimento com seu conteúdo e seus negócios, seja promovendo um canal do youtube por exemplo, apresentando um seminário on-line ou tentando fazer uma venda inicial.
- Interação com os assinantes existentes, fornecendo algo que eles valorizam.
- Recrutamento de inscritos que não estejam particularmente ativos.
- Segmentação de seus assinantes para que você possa enviar campanhas de marketing por e-mail mais direcionadas.
Leia nosso artigo sobre: Consultoria em Google Adwords: O que é, como funciona?
Criação de uma lista de e-mail direcionada
As campanhas de marketing por e-mail mais bem-sucedidas começam com uma lista de e-mails cheia de leads qualificados e interessados no que você tem a oferecer.
A melhor maneira de criar uma lista de e-mail direcionada é converter os visitantes do seu site em assinantes.
É por isso que desenvolvemos recursos, como o uso de pop-ups com intenção de saída, por exemplo, para converter aqueles visitantes que decidem abandonar nosso site.
Email marketing – Automatização
É muito demorado criar e enviar manualmente uma campanha de e-mail para todas as pessoas quando se inscreverem.
Então, por meio dos nossos serviços de automatização, será configurado um e-mail de boas-vindas que é enviado sempre que uma nova pessoa entra na sua lista.
Este e-mail os receberá com sua marca e mostrará como começar, além de fornecer links para recursos populares da empresa ou oferecer um código de desconto para uma primeira compra.
Use a tecnologia com sabedoria
Os melhores serviços de marketing por email têm ferramentas para ajudar você a criar campanhas de email marketing com mais sucesso.
A Opendig desenvolve os serviços que envolve:
- Fácil criação e automação de campanhas, incluindo modelos e fluxos de trabalho.
- Maneiras de segmentar seu público.
- Análise aprofundada sobre o desempenho da campanha por e-mail.
- Recursos para as automatizações que ajudarão a agendar e-mails transacionais e atualizações direcionadas a blogs, responder rapidamente aos clientes e criar e entregar e-mails promocionais e relacionais.
Email Marketing – Como medir o desempenho?
É fundamental que depois de implementar suas campanhas de email marketing você avalie seu desempenho.
Devido o a importância do email marketing em sua estratégia digital, medir o desempenho de suas campanhas é fundamental.
Rastreando métricas diferentes, você irá determinar quais campanhas são mais bem-sucedidas e quais merecem um estudo mais aprofundado.
Apenas para citar, aqui estão algumas métricas que você deve acompanhar em suas campanhas de email marketing:
- Taxas de aberturas – traz a porcentagem das pessoas que abriram seus e-mails;
- Taxas de cliques – apresenta a porcentagem dos assinantes de e-mail que clicaram em pelo menos um link da sua mensagem.
- Taxas de conversão – porcentagem que clicaram em algum link da sua mensagem de e-mail e realizaram uma ação: compra, download de e-book, preencheram um formulário etc.
EMail Marketing – Conclusão
Agora você conhece algumas estratégias e práticas recomendadas para o marketing por e-mail, sabe da importância do email marketing e de se ter uma campanha bem sucedida na sua empresa.
No final, isso o ajudará a aproveitar melhor o seu orçamento de marketing digital, e trará resultados positivos na sua geração de leads e clientes.
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